segunda-feira, 2 de julho de 2018




É cada vez mais comum a seguinte dúvida nos consultórios: Mas afinal o que é câncer?

O desconhecimento impede que as pessoas assumam em suas vidas medidas que são potencialmente protetoras para o desenvolvimento dessas doenças.

Câncer é o nome dado ao crescimento anormal e desordenado das células de um determinado órgão que invadem os tecidos ao seu redor. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Normalmente, as células do corpo humano se dividem para formar novas células que o organismo necessita. Algumas dessas células sofrem danos na sua estrutura (pelos fatores cancerígenos) e podem crescer de forma descontrolada formando o que chamamos de câncer ou neoplasia maligna.

Algumas dessas células podem disseminar através dos vasos sanguíneos e linfáticos para lugares distantes de ondem nasceram, isso é o que chamamos de metástases.

E o que faz uma célula ficar “danificada” (maligna) nesse processo de divisão celular?

Existem os fatores intrínsecos não modificáveis, exemplo: Hereditariedade.

E os fatores extrínsecos modificáveis: Tabagismo, Bebida alcoólica, Exposição excessiva ao sol (câncer de pele), obesidade, sedentarismo, infecção pelo HPV, hábitos alimentares, infecção pelo vírus da hepatite, ingestão de carnes processadas (salsicha, linguiça, bacon e presunto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário