segunda-feira, 20 de agosto de 2018


A primeira infusão de quimioterapia é cercada de muitos medos, vamos tentar desmistificar alguns desses receios.
A quimioterapia é um nome dado a um grupo de medicamentos que em sua maioria será administrado pelos vasos sanguíneos e agirá no combate a neoplasia. Esse procedimento pode ter duração de horas e por isso é necessário que o paciente compareça a clínica com disponibilidade de tempo.
Antes de dirigir-se ao centro de tratamento, o paciente deverá alimentar-se com comidas leves, fazer uso de todo medicamento de uso regular (exemplo remédios para pressão, diabetes, etc) e procurar levar consigo algo para distração (livros, computador, palavras cruzas, etc) para que o paciente não fique entediado.
Caso o paciente goste de conversar a quimioterapia poderá ser realizada numa sala de quimioterapia com outras pessoas para que a interação social faça com que o tratamento seja mais agradável, ou caso necessite de sossego há a possibilidade de o tratamento ser realizado num ambiente individual.
A presença do acompanhante é importante para dar segurança e apoio ao paciente, além de contribuir para o transporte de casa a clínica e vice-versa. Não é recomendado que o paciente dirija após a infusão de quimioterapia por que o mesmo pode apresentar sono, tontura ou algum mal estar repentino e provocar algum acidente de trânsito.
Durante a infusão é indicado que o paciente faça um lanche leve (a maioria das clínicas de oncologia já provê essa alimentação, mas caso isso não ocorra o paciente poderá levar do seu domicilio um alimento saudável que pode ser recomendado pela equipe de nutrição).
Utilize roupas leves e confortáveis.
As salas de quimioterapia em geral possuem ar condicionado, aqueles pacientes que sentem muito frio podem solicitar na clinica cobertores e travesseiros para maior conforto.  
A maior dica é: Encare a quimioterapia como sua aliada, é através dela que você terá êxito no seu tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário